A Avidepa é uma entidade civil, sem fins lucrativos, e tem como objetivo congregar pessoas na proteção da Natureza, visando à melhoria da qualidade de vida.

A Associação foi fundada em 1984, em meio ao processo de crescimento da cidade, na época impulsionado pela construção da Terceira Ponte, ligando Vila Velha à capital. Tornava-se cada vez mais urgente a mobilização de esforços para conter o ritmo de degradação imposto pelo crescimento das aglomerações urbanas.

Suas atividades estão voltadas principalmente para a Conservação e Recuperação de Ecossistemas Costeiros e à divulgação junto às comunidades litorâneas.

Ao longo das últimas três décadas a Avidepa estabeleceu inúmeras parcerias para consecução das atividades relacionadas com seus objetivos. O plano de trabalho da Avidepa para biênio 2017-2018 envolveu o monitoramento dos sítios reprodutivos das aves marinhas e a manutenção do Núcleo de Difusão da Mata Atlântica e contou com recursos provenientes do Termo de Fomento 001/2017 firmado com o IEMA em 10 de agosto de 2017, aditado em 31 de outubro de 2018, encerrado em 2 de março de 2019, cuja prestação de contas final foi apresentada em 29 de março de 2019, encontrando-se em fase de análise.